Para que servem os sulcos do pneu?

Você já sabe para que servem os sulcos do pneu? Uma importante função é providenciar a passagem de ar, gerando aderência e evitando o aumento de temperatura, mas ele faz muito mais que isso. Confira agora!
Para que servem os sulcos do pneu? Temos a resposta!

Um pneu é composto por muitas partes diferentes, inclusive pelos sulcos. Você já se perguntou para que servem os sulcos do pneu? Isso é o que vamos ver hoje.

Muito mais do que apenas trazer um padrão para os pneus do veículo, os sulcos são os “riscos” contínuos e centrais que formam um desenho no pneu. Neles, passam principalmente o ar e a água, em dias chuvosos.

Eles ajudam na performance do automóvel, aumentando a segurança do motorista e seus passageiros, evitando acidentes, melhorando a resistência do pneu, a dirigibilidade e muitos outros benefícios.

Para aprender a cuidar melhor dos pneus da sua frota, primeiro você precisa de uma resposta para esta pergunta:

Para que servem os sulcos do pneu?

Os sulcos têm algumas funções primárias como drenar água, gerar aderência na pista e refrigerar os pneus.

Por exemplo, em dias de muita chuva, quando a água forma uma camada sobre a superfície, acaba ficando entre o pneu e o asfalto, e gera o que conhecemos como aquaplanagem. Isso faz com que o caminhão fique instável, afetando os sistemas de freio e volante, e aumentando os riscos de acidentes.

É nessa hora que os sulcos entram em ação! 

Nesse caso, eles cumprem o papel de drenar a água que passa pelas ranhuras dos pneus, afastando-a através do movimento natural das rodas.

Outra função importante é o auxílio da passagem de ar, esta que garante mais aderência à estrada e uma frenagem segura. Além de evitar deslizamentos, ajudar no controle de temperatura dos pneus e reduzir ruídos.

O que mais é preciso saber sobre os sulcos?

Além de entender para que servem os sulcos do pneu, vale destacar que cada pneu pode ter de 2 a 5 sulcos. A quantidade para menos ou mais de canais podem ser encontrados em situações específicas, mas, geralmente, os pneus de caminhão e ônibus possuem 3 ou 4 ranhuras.

Eles também variam em posicionamento, largura e profundidade, tudo dependerá do tamanho da banda de rodagem do pneu.

Um ponto importante é que os sulcos têm uma profundidade mínima utilizada para medir o desgaste do pneu, servindo também para apontar quando está na hora de realizar uma recapagem ou a troca do item.

Como coletar informações sobre o sulco?

Qualquer que seja o método escolhido, você deve fazer a coleta medindo a profundidade dos sulcos. Os pneus hoje já são produzidos com o TWI, o indicador de desgaste do pneu, então você pode realizar a leitura deste para entender o nível de desgaste do pneu. Porém, também há diferentes ferramentas, tanto manuais quanto digitais, para realizar essa tarefa de maneira mais precisa e prática. 

Para saber se os pneus do seu veículo estão qualificados para a estrada e os sulcos estão desempenhando adequadamente as suas funções, você deverá realizar a medição de profundidade seguindo um cronograma de aferições.

A maneira mais segura de realizar a medição é com um medidor eletrônico de banda de rodagem, também conhecido como aferidor ou paquímetro medidor de sulcos. Ele consiste em um aparelho para medir a profundidade do sulco do pneu que, quando inserido na ranhura, faz a leitura e exibe em uma pequena tela quantos milímetros de sulco o pneu possui.

Uma forma popular de realizar a medida é com uma moeda de 1 real. Segundo circula pelos canais de informações e até mesmo entre motoristas, o anel dourado da moeda possui exatamente 1,6 mm. Ou seja, quando encaixado no sulco, a banda de rodagem precisa ultrapassar a parte dourada da moeda para estar apto para uso. Caso contrário, precisa ser trocado.

Entretanto, esse método não é seguro e nem recomendável, já que é uma forma caseira e instável de obter a resposta exata. Opte sempre pelo indicador TWI ou um aferidor eletrônico profissional.

Por que é importante saber para que servem os sulcos do pneu e acompanhar dados sobre eles?

Deixar de analisar e cuidar do desgaste dos pneus por meio dos sulcos pode gerar não apenas um risco para o veículo e motorista, mas também custos extras na sua frota.

Afinal, a profundidade mínima de um sulco é assegurada pelo artigo 4.º da Resolução 558/80 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e deve ser seguida rigorosamente. O seu descumprimento considera o pneu “careca” e gera a punição de 5 pontos na CNH mais uma multa por cada pneu que apresentar alto desgaste dos sulcos.

Como lembrete: 

Os sulcos de um pneu não podem ter a profundidade menor que 1,6 milímetros. Caso a banda de rodagem atinja essa marcação, é um indicativo de que o pneu chegou em seu limite de rodagem e, inclusive, é muito provável que aconteça a recusa de recape e você precise descartar o pneu imediatamente.

Portanto, determine um limite para as suas operações de transporte onde você ainda consiga enviar os pneus para um processo de recape e aumentar a vida do pneu em alguns anos.

Bônus: conheça 7 tarefas para evitar os desgastes dos pneus

Ao mesmo tempo em que você deve saber para que servem os sulcos do pneu e como realizar a sua medição, também precisa conhecer o que fazer para evitar o desgaste acelerado ou irregular dos pneus. Por isso, trouxemos algumas das principais tarefas necessárias para melhorar o desempenho e durabilidade destes:

  1. Calibre os pneus semanalmente, isso evita o aquecimento, reduz o consumo de combustível, aumenta a estabilidade em curvas e deixa a direção mais leve.
  2. Realize o rodízio a cada média de 8.000 km rodados, aumentando a durabilidade dos pneus e estabilidade na direção.
  3. Não ultrapasse a carga máxima indicada pelo fabricante do seu automóvel, isso evitará o desgaste acelerado.
  4. Realize a manutenção preventiva de peças ligadas aos pneus, como amortecedores, molas, freios, rolamentos e eixos, aumentando a sua durabilidade.
  5. Faça o balanceamento dos pneus, em média, a cada 10.000 km rodados, evitando a perda de tração, desgaste e desconforto ao dirigir. 
  6. Evite freadas bruscas e mudanças intensas de direção, assim as chances dos pneus ficarem irregulares são menores. 
  7. E, é claro, observe periodicamente o indicador de desgaste de rodagem, aferindo os sulcos e mantendo a segurança no volante.

Embora sejam diversas tarefas, a sua rotina não precisa ficar tão mais cheia assim. Com uma solução de gestão de pneus, as aferições são realizadas em apenas 1 minuto e todos os dados são enviados instantaneamente para o sistema de controle. 

Ainda mais, você tem relatórios automatizados e um cronograma de inspeções de pneu pronto para você utilizar na sua frota. Confira todos os benefícios dessa ferramenta e tire suas dúvidas agendando uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.